Ninjutsu
A arte Ninja
Ninja
Um ninja (忍者) ou Shinobi (忍び) era um agente secreto do Japão feudal especializado em artes de guerra não ortodoxas . As funções do ninja incluíam espionagem, sabotagem, infiltração e assassinato assim como combate aberto em determinadas situações. Os ninja, utilizando métodos secretos de fazer a guerra, foram contratados com os samurai, que havia regras estritas sobre a honra e combate. Assim como existiam samurai mulheres, existiam ninja mulheres chamadas de kunoichi.
Kunoichi
A kunoichi, ao contrário de suas companheiras do mesmo sexo, que deviam obedecer cegamente ao seu senhor (samurais), era considerada um ninja, porém seu sexo não constituía uma discriminação. A mulher tinha a vantagem de seu sexo e podia seduzir com facilidade ao inimigo, coisa que os homens não podiam fazer.
O treinamento de uma kunoichi era similar ao do homem, porém se especializavam em envenenamento e tinham amplo conhecimento de Yagen (farmacologia). Também eram especialistas em gases tóxicos, produtos urticantes e podiam manejar com facilidade a ninja-Tō, shuriken,tantō e tetsubishi. Além disso, as kunoichi tinham a kanzashi (varinha afiada que servia para ajeitar seu cabelo).
Os exercícios da kunoichi eram muito rigorosos: velocidade, equilíbrio, fortaleza, agilidade e resistência eram os aspectos que mais se trabalhavam; astúcia, variedade de recursos, resolução e disciplina eram parte do regime mental. Seu treinamento também se constituía em aprender a atingir os pontos fracos de uma pessoa.